-
Arquitetos: Archihood WXY
- Área: 596 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Woohyun Kang
"Há uma pequena diferença que surge entre a casa e a vila. Ela preenche o "vazio" entre seu povo."
O projeto esta localizado em Bokjeong-dong, Coréia do Sul. Por ser uma área que possui algumas universidades próximas, uma demanda por alojamento de estudantes aumentou significativamente nos últimos anos. Por ser adjacente a Seul, o trabalho no escritório uniu-se também a tal agitação e tornou-se um fator na demanda de unidades residenciais. Por conta disso, a área transformou-se em um conjunto de unidades habitacionais, estúdios e residências estudantis.
Tanto o caráter típico das áreas residenciais de alta densidade na capital, quanto as monótonas e genéricas unidades, - projetadas para o máximo aproveitamento e eficiência do espaço - deixaram os residentes com espaços de vida que nem sequer consideravam seu estilo de vida e rotina.
O conceito da Casa Gap é apoiar o novo estilo de vida dos jovens, compartilhando os espaços comuns como a sala de estar, a cozinha e a área de refeições. O escritório Archihood WXY focou em um projeto que cria um equilíbrio entre os espaços comuns e os privados, considerando profundamente a amenidade de uma "casa compartilhada". O equilíbrio é coordenado pelo espaço ao ar livre que define o conceito do projeto - um desenho que ajuda a trazer a natureza aos residentes e fomentar a interação e a sociabilidade entre os companheiros na casa.
Uma larga "lacuna" é o pátio - um espaço compartilhado aberto através de uma área de pilotis de fácil acesso. A frente e a fachada posterior possuem aberturas de ventilação de ar e luz natural, do sul através da "lacuna". O pátio foi inspirado originalmente por um banco baixo de madeira com uma profunda sombra verde sob o zelkova coreano, onde o povoado da vila se reunia. Também transforma-se no verdadeiro sentido do local, onde as pessoas que caminham podem sentar-se e romper com o estabelecido, conversando entre si.
Uma "lacuna" em menor escala representa as varandas das seis unidades. Projetadas para abrirem-se ao exterior e ao pátio, permitem que os residentes sintam a natureza e comuniquem-se com os vizinhos. Normalmente, as varandas situadas na frente da casa causaram graves problemas de privacidade devido à proximidade em relação as unidades vizinhas. Para evitar isso, as varandas foram projetadas de forma mais linear enquanto forma, e colocam-se no interior de cada uma das unidades para impedir que observadores de fora possam ver o que se passa dentro.
O pátio faz isso possível graças ao projeto. Além disso, cada varanda é apoiada num padrão cruzado para melhorar ainda mais a privacidade entre os pavimentos.
A Casa Gap convida as pessoas que gostam de respirar e aproveitar a tranquilidade a escapar da ocupada e complicada vida na cidade.